![]() |
Marfisa com faixa de Campeão Praiano pelo MASTER |
José Bonifácio Gonçalves o "ZÉ MARFISA" foi um jogador de drible curto, grande domínio de bola e tinha muita facilidade para chegar a linha de fundo para o cruzamento; um verdadeiro ponteiro esquerdo que era aproveitado também no meio de campo.
MARFISA começou sua carreira nas categorias de base, conquistando vários títulos municipais e acabou subindo muito rápido para time principal do E. C. Arroio Grande.
Como profissional defendeu o Avenida de Santa Cruz e o Sport Club Rio Grande da Noiva do Mar. O ponteiro indica dois jogos como os mais importantes de sua carreira, a decisão do Campeonato Estadual de Amadores em Vera Cruz, onde conquistou o título de campeão estadual defendendo o E. C. Arroio Grande. Outro jogo de grande importância na carreira do atleta foi contra o Grêmio Portoalegrense em 1969 quando atuava pelo Rio Grande. Apesar do resultado negativo de 3 X 1, o único gol do Rio Grande foi marcado por ele.
Esta partida contou com a presença de dirigentes interessados em leva-lo para o METROPOL de Santa Catarina, clube que na época disputava a TAÇA BRASIL em igualdade de condições com os grandes de São Paulo e Rio de Janeiro.
A direção do Rio Grande não aceitou a proposta do time Catarinense e segurou MARFISA no seu elenco, fato que acumulado com oito meses de salários atrasados acabaram desgostando o jogador que acabou abandonando sua carreira profissioal. Outro fato também relevante na decisão de abandonar o futebol foi quando antes de um clássico na Noiva do Mar, a direção de seu clube ordenou que todos os jogadores passassem na "enfermaria" para que fosse aplicada uma injeção, como MARFISA se recusou, ficou fora da partida.
![]() |
Esporte Clube Arroio Grande Campeão Estadual Amador - 1967 |
Além do título de Campeão Estadual de Amadores com o Esporte clube Arroio Grande, MARFISA foi várias vezes campeão municipal de Futsal defendendo o Itapuã, também conquistou o título de Campeão Municipal de Futebol de 7 jogando pelo Sinuelo. Na Praia do Pontal foi Tetra Campeão jogando pelo Master e foi Campeão Jaguarense de Futebol com o Andradas.
Bons tempos aqueles, não é mesmo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário