segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

NOSSO CRAQUE ZÉ MARFISA


Marfisa com faixa de Campeão Praiano pelo MASTER

          José Bonifácio Gonçalves o "ZÉ MARFISA" foi um jogador de drible curto, grande domínio de bola e tinha muita facilidade para chegar a linha de fundo para o cruzamento; um verdadeiro ponteiro esquerdo que era aproveitado também no meio de campo.
          MARFISA começou sua carreira nas categorias de base, conquistando vários títulos municipais e acabou subindo muito rápido para time principal do E. C. Arroio Grande. 
          Como profissional defendeu o Avenida de Santa Cruz  e o Sport Club Rio Grande da Noiva do Mar. O ponteiro indica dois jogos como os mais importantes de sua carreira, a decisão do Campeonato Estadual de Amadores em Vera Cruz, onde conquistou o título de campeão estadual defendendo o E. C. Arroio Grande. Outro jogo de grande importância na carreira do atleta foi contra o Grêmio Portoalegrense em 1969 quando atuava pelo Rio Grande. Apesar do resultado negativo de 3 X 1, o único gol do Rio Grande foi marcado por ele. 
          Esta partida contou com a presença de dirigentes interessados em leva-lo para o METROPOL de Santa Catarina, clube que na época disputava a TAÇA BRASIL em igualdade de condições com os grandes de São Paulo e Rio de Janeiro.

          A direção do Rio Grande não aceitou a proposta do time Catarinense e segurou MARFISA no seu elenco, fato que acumulado com oito meses de salários atrasados acabaram desgostando o jogador que acabou abandonando sua carreira profissioal. Outro fato também relevante na decisão de abandonar o futebol foi quando antes de um clássico na Noiva do Mar, a direção de seu clube ordenou que todos os jogadores passassem na "enfermaria" para que fosse aplicada uma injeção, como MARFISA se recusou, ficou fora da partida.

Esporte Clube Arroio Grande Campeão Estadual Amador - 1967 
          Além do título de Campeão Estadual de Amadores com o Esporte clube Arroio Grande, MARFISA foi várias vezes campeão municipal de Futsal defendendo o Itapuã, também conquistou o título de Campeão Municipal de Futebol de 7 jogando pelo Sinuelo. Na Praia do Pontal foi Tetra Campeão jogando pelo Master e foi Campeão Jaguarense de Futebol com o Andradas.
         
          Bons tempos aqueles, não é mesmo?

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário