domingo, 9 de junho de 2013

PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ARROIO GRANDE PARTICIPAM DO PROJETO "ANA MOSER"

A ideia de que o esporte é uma atividade praticada apenas por pessoas especialmente habilidosas, vem mudando nas últimas décadas. O esporte é uma cultura rica de mais para ficar reduzida somente a pratica dos mais talentosos. Suas virtudes devem ser democratizadas para toda a população, desde as crianças aos mais velhos.
Entre as virtudes do esporte estão aquelas que, incorporadas a projetos educacionais, contribuiriam com a educação de um povo. Por exemplo, o esporte pode ajudar seus praticantes a lidar melhor com as suas emoções, pode ensinar a agir cooperativamente, pode promover o desenvolvimento do pensamento em determinadas situações e auxiliar no desenvolvimento da autonomia moral, entre outras possibilidades,
A Petrobras, em parceria com o Instituto esporte e Educação, alia-se ao esforço de promover a educação do povo brasileiro. Para isso criou a REDE DE PARCEIROS MULTIPLICADORES DE ESPORTE EDUCACIONAL, cujo objetivo maior é formar professores capazes de espalhar em várias regiões do Brasil, entre milhares de crianças e jovens, a prática do esporte educacional.
O objetivo da rede é disseminar o esporte educacional, transferindo a parceiros multiplicadores, gestores e professores metodologias capazes de cumprir seu propósito maior, que é formação de cidadãos. A Rede de Parceiros Multiplicadores acredita no potencial do esporte e os fundamentos de base de uma vida cidadã.
A Rede de Multiplicadores de Esporte Educacional faz parte do Programa Petrobras Esporte & Cidadania. OS parceiros multiplicadores, entre os quais se incluem professores e gestores, receberão formação por dois anos (são 14 etapas/ encontros), com base nos princípios do esporte educacional preconizados pelo Instituto Esporte e Educação. O IEE foi criado em 2001 por Ana Moser. Cada professor deverá ter, no mínimo, 60 alunos praticando esporte três vezes por semana. Além da formação, os professores recebem um kit de material esportivo para potencializar a sua prática.
Os professores de Arroio Grande já participaram de dois encontros na cidade de Rio grande onde ficam hospedados no hotel Atlântico, local também dos encontros. São eles: Cleiton Cardozo, Casca Silva, Giselle Esteves Agrello, Ebenezer Rodrigues, Edgar Viana, Carlos Olívio Salaberry, Marilu Machado, Carlos Alberto Paulista, Raquel Melo, Marilia Vergara, Frederico Magalhães, Alan Kardec Junior, Peterson Medeiros, e as gestoras Mari Rosane Modernel Pio e Caren Barcelos. A Prefeitura disponibiliza o transporte de ida e volta para os professores e a Petrobras se responsabiliza pelo a hospedagem e alimentação dos participantes. As cidades de Santa Vitória do Palmar, Chuí, São Lourenço, São José do Norte, Pelotas, Canguçu, Pedro Osório e Rio Grande também fazem parte do Polo Rio Grande. 
O próximo encontro será nos dias 11 e 12 de Julho.


Colaborou professora GISELE AGRELLO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário