quinta-feira, 12 de abril de 2012

15ª TAÇA ZONA SUL

ATLETAS ESTRANGEIROS NA TAÇA ZONA SUL

                A respeito da discussão sobre a inscrição de ATLETAS ESTRANGEIROS na Taça Zona Sul, o Regulamento, realmente deixa a desejar, pois não regulamenta de maneira mais clara a inscrição dos mesmos. Não podemos esquecer de que uma minuta deste Regulamento foi entregue a todas as seleções para possíveis alterações.
                O que temos de concreto...

                Conforme o Art. 20º do Regulamento, cada seleção poderá inscrever APENAS 03(TRÊS) jogadores de FORA DO MUNICÍPIO, repito 3 não 4, 5, 6 ou mais. É ou não é bastante claro?

                No meu entendimento as seleções que se sentem prejudicadas deveriam, junto ao CONSELHO ARBITRAL da competição, discutir o assunto.
                Entendo o caso da mesma forma que o amigo João Paulo. Não está correto trocar o domicílio eleitoral de algum atleta apenas para BURLAR O REGULAMENTO da competição, pois na verdade é o que realmente está acontecendo.
                Ficando como está, a Taça Zona Sul não pode ser mais considerada como uma competição entre seleções municipais e o risco que corremos e de que municípios com menor investimento no Futsal acabem desistindo e esvaziando a competição.
                Amigos do Blog Agesportes, agradeço pelos comentários pois só desta maneira, discutido os assuntos polêmicos é que poderemos chegar a uma solução.

Obrigado a todos.
Sylvio Ferreira

7 comentários:

  1. Concordo contigo senhor Sylvio Ferreira, acho que essa nova política vai acabar esvaziando a taça logo logo. O grande problema em querer mudar essa política dos estrangeiros é que esses investimentos são ciclicos nas cidades, um ano é uma cidade que investe forte, no outro ano é outra, e assim vai. Logo, quem tem bala na agulha não quer uma regulamentação melhor nessa questão, mas amanhã poderá querer quando a grana acabar.
    Agora vejamos, se pegar os times titulares desse ano de Jaguarão, Herval, Chuí e Rio Grande verão que se tiver um titular nascido na cidade será muito, e todos envolvidos com a taça sabem disso.
    Outra questão é sobre o organizador do evento, esse campeonato para ele é um torneio COMERCIAL, visa lucro, portanto, ele ao fazer a contabilidade da bilheteria nessas cidades infestadas de estrangeiros dará pulos de alegria, por isso não há interesse em esmiuçar melhor o regulamento pra impedir isso.
    Obrigado pelo espaço para debate.

    ResponderExcluir
  2. João Paulo C. Borges12 de abril de 2012 às 12:24

    Concordo plenamente, é estranho que todos os municípios tem cópia fiel do regulamento, eu tenho cópia fiel do regulamento, não participo de seleção alguma e fui ler o que dizia ali, não é o primeiro ano que vejo isso, a mim parece que os dirigentes simplismente levam o regulamento em baixo do braço e não se dão um tempo para ler, analisar, e se leem parace que não entendem o que leem e se entendem ficam queitos porque isso me beneficia, JURO e tenho testemunhas e cito o dono do blog novamente que por sinal é meu amigo particular e ja tivemos discursões homéricas sobre esse assunto e outros mais que: se nosso selecionado estivesse fazendo esse tipo de "artimanha" estaria aqui criticando da mesma maneira que estou agora, talvez até com mais veemencia, pois se não quero contra mim não devo fazer aos outros.

    ResponderExcluir
  3. isso pode ser correto para alguns , mas se o regulamento exigir algum documento que comprove o vinculo com a cidade, digo alem disso em jaguarao , em 2010 tinha um publico de 200 a 400 pessoas por jogo, em 2011 tivemos um publico de 600 a 1800 pessoas por jogo, entao vejo se o regulamento exigir que seja nascido na cidade, ai tem que ter certidao de nascimento, mas se for contar com pessoas que sejam considerado jaguarense, isto pode ser com um titulo de eleitor e fica amparado pelo regulamento entao nao vejo nada errado.
    Sera que arroio grande poderia ser campeao quando pagou micho, jr e outros tirando atletas de jaguarao onde poderia jogar por jaguarao mas deram a prioridade por arroio grande devido a grana que eles receberam, acho quem comecou a profissionalizar a taça foi arroio grande, hoje praticamente 60% das cidade pagam seus atletas, aqui no campeanato da cidade onde é um campeonado cidadido onde deveria ser jogador so de jaguarao tambem se paga e traz gente de fora com pety, teteu, marquinhos, e outros conhecidos, tudo a base do dinheiro, nenhum jogador jaguarense ou arroiograndense nao coloca o dinheiro em primeiro lugar, acho que arroio grande tem elenco e pode chegar a titulo é time forte, acho que 3 jogadores de arroio grande tem pontencial para disputar o estadual seria prata no minimo, arroio grande com um goleiro e um bom ala para juntar-se ao teteu fica time dificiel de ser batido, mas isto é um comentario que eu possa estar errado mas aqui deixo o meu pensamento referente aos comentarios dessa materia.

    SE O REGULAMENTO PERMITIR COMO JA FOI PERMITIDO E ISTO PROVA QUE VEM AUMENTANDO O PODER DE FOGO DAS SELECAO MAIS FRACA A SER CAMPEAO, VEJO ISTO COMO PROGRESSO DE INVESTIMENTO E GOSTO DOS EMPRESARIOS DA CIDADE E DAS CRIANÇAS NO GINASIO IR TORCER PARA SUA CAMISSETA.

    Jonas jaguarao.

    ResponderExcluir
  4. João Paulo C. Borges14 de abril de 2012 às 09:50

    Continuo concordando com os amigos, mas que é um furo no regulamento é, penso que deve-se atualizar o regulamento, não sei, não advogado mas essa troca de domicilio eleitora assim, talvez até se equadre em crime eleitoral.

    ResponderExcluir
  5. Definições para "Mudança de domicílio"
    Mudança de domicílio - É o fato material de a pessoa transferir a sua residência atual, com a intenção manifesta de estabelecer em outro lugar a sua morada permanente ou a sede jurídica dos seus negócios. Estamos a exatamente seis meses das eleições e os cidadãos que desejam obter título de eleitor ou pretendem mudar seu domicílio eleitoral devem se apressar. Isso porque a data limite estabelecida pela Justiça Eleitoral para garantir a participação com voto e fazer as alterações de cadastro é o próximo dia 9 de maio. Então, melhor não deixar para a última hora. Os eleitores que mudaram de residência, dentro de seu município, e querem pedir alteração no seu título eleitoral também terão até o dia 9 de maio para procurar a sede do Tribunal Regional Eleitoral

    ResponderExcluir
  6. ELEIÇÕES 2012 18/01/2012
    Última atualização: 18/01/2012 às 09:39
    Declaração falsa de transferência de domicílio eleitoral é crime

    O eleitor tem até o dia 09 de maio para transferência de domicílio eleitoral, alteração de título, bem como requisição de inscrição eleitoral. Para comprovar a ligação com o município o eleitor precisa ter moradia própria ou de sua família, ou vínculo de trabalho com o município. Aquele que declarar ligação falsa com um município irá responder processo criminal, conforme explica a juíza eleitoral da comarca de Lajeado, Débora de Marque. "Aquela declaração que ele (o eleitor) faz na justiça eleitoral, quando ele informa o endereço dele, se for falsa constitui crime. As vezes o eleitor tenta ajudar um amigo e acaba tendo que responder um processo criminal e possivelmente uma condenação porque o TSE e o STF já disseram que aquele crime se configura como uma simples declaração falsa do endereço", salienta.

    Cartão do Sus e talão do produtor servem para comprovar residência eleitoral. Para efetuar a troca de domicílio, o cidadão precisa ter permanecido um ano no seu último município e estar residindo há pelo menos três meses na cidade onde queira votar. O dia 09 de maio é também o último prazo para o deficiente físico solicitar sua transferência para seção eleitoral especial.

    ResponderExcluir
  7. João Paulo C. Borges18 de abril de 2012 às 19:30

    Pelo visto, e um passarinho me contou, a farra do título eleitoral para liberar atrleta à jogar na taça rbs vai continuar, não vejo culpa na organização nisso, pois a meu ver esta mal redigida e passou em branco,( ou não), pelos dirigentes, uns talves porque se benificiariam com a falha outros por talvez não terem se apercebido que seriam lesados. Os TREs que tinham que investigar melhor essa prática, legítima diga-se de passagem, mas que provavelmente não coincidirão com a descrição da lei acima. Lamento, mas como sou só um grão de areia no deserto, ainda ficarei por troxa eu, o que sei bem, que no fundo não me serve essa carapuça.

    ResponderExcluir