terça-feira, 4 de janeiro de 2011

NOSSOS CRAQUES - ÓSCA

O GRANDE ÓSCA!

Oscar Otávio de Jesus Oliveira Falcão Esteves, o “ÓSCA”, foi sem a menor sombra de dúvida, o maior goleiro da história do Esporte Clube Arroio Grande e um dos maiores ídolos do clube.
O “PEDRA”, como era chamado pelos amigos mais íntimos iniciou sua carreira de goleiro aos 14 anos de idade no Futsal. Na época defendia o Colégio Nossa Senhora da Graça (Colégio das Irmãs) e já fazia as suas defesas milagrosas nos renhidos jogos contra o Ginásio Estadual (hoje Escola Aimone).
Seus primeiros títulos citadinos vieram na categoria juvenil do E. C. Arroio Grande, clube que defendeu por toda a vida.
Quando o Arroio Grande conquistou o seu primeiro Campeonato Estadual em 1967, o jovem goleiro não pode jogar, pois não tinha idade para atuar, mas nos amistosos da equipe Saci era o dono da camisa número 1 rubro-anil.
Dois anos após, com ÓSCA de titular absoluto o E. C. Arroio Grande derrota o Tristezense de Arroio dos Ratos por 4X1 e conquista o Estadual de Amadores. Não ficou por aí, em 1986 o Clube da Avenida ganha o seu terceiro titulo estadual e lá estava o goleiro ÓSCA com suas defesas espetaculares.
No futebol profissional fez testes em dois grandes times do futebol brasileiro, no Grêmio de Porto Alegre e Cruzeiro de Belo Horizonte, só não ficou em nenhum dos dois porque não quis.
Em 1995 foi convidado para treinar o arqui-rival Grêmio Esportivo Internacional, mas na condição de ex-jogador, ídolo e torcedor apaixonado pela equipe Saci, se disse muito honrado e declinou do convite.
                                                                                                      
No âmbito municipal, além dos títulos conquistados com o Esporte Clube Arroio Grande foi campeão defendendo várias equipes. No Futsal foi campeão com o Itapuã, Apolo 11 e Máster, no Futebol de 7 os títulos vieram com a Tiposmig e Máster.
Após abandonar os gramados e as quadras o grande goleiro, que além de hábil gráfico, foi trabalhar na Rádio Difusora onde sua grande popularidade só aumentou o que acabou levando-o para a política.
Oscar Falcão foi eleito vereador pelo PMDB, ficando no Legislativo Municipal de 1993 a 1996, e de quebra foi presidente da Câmara de Vereadores de Arroio Grande no ano de 1994.
O grande “OSCA” nasceu no dia 24 de maio de 1951 e faleceu em 22 de dezembro de 2004 com 53 anos.

Deixou saudades...

2 comentários:

  1. Grande ósca...
    Deixou um grande legado....
    Pois antigamente, quando algum goleiro de time grande, inclusive da Seleção Brasileira de Futebol, não alcançava uma bola os torcedores de ARROIO GRANDE diziam... AH! Essa nem o Ósca pegava...
    Seu filho Oscar Falcão... um explendido goleiro, na minha opiunião o melhor na atualidade aqui em nosso município, e seu outro filho o Otávio, que juntamente comigo vem fazendo um grandioso trabalho nas categorias de base do Esporte Clube Arroio Grande, que inclusive palcos de milagrosas defeses desse grande ÓSCA!
    abraço, NELCY FERREIRA NETO

    ResponderExcluir
  2. Hehe o legal da vida é quem morre vira santo ou craque rsrsrs
    Na verdade o Ósca não ficou no Grêmio pq o Grêmio não o quis, me sinto bem a vontade pra falar pq na época acompanhei bem e inclusive emprestei a mala na qual ele foi pra Porto Alegre. Lembro que na volta ele ao me devolver a mala me disse "é outro mundo, não dá pra acompanhar o pensamento deles, deixa eu ficar aqui que ganho mais". Saudades do meu goleiro.

    ResponderExcluir